O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) lançará na quinta-feira, 5, a 2ª edição em Roraima da campanha internacional “Maio Amarelo – Atenção pela Vida”. A finalidade é conscientizar a população e condutores em relação ao conhecimento das normas e às atitudes no trânsito a fim de reduzir os índices de acidentes e mortes em Roraima.
De acordo com a diretora de Segurança no Trânsito do Detran, Angelice Janesco, a intenção é sensibilizar as pessoas sobre ter um bom comportamento no trânsito. “Os cidadãos precisam respeitar mais as regras e estarem conscientes do seu papel. A maioria dos acidentes ocorre por imprudências, ou seja, está ligado diretamente ao fator humano”, frisou.
Segundo ela, o comportamento do indivíduo deve mudar para diminuir a insegurança durante o tráfego. “Precisamos nos policiar e saber quais atitudes devemos tomar quando se está dirigindo, quando se está caminhando, atravessando uma faixa de pedestres e até mesmo andando de bicicleta. Pois a segurança no trânsito não se resume só ao condutor de veículos, mas a todos nós”.
Angelice disse que o Detran está planejando as ações que acontecerão ao longo de todo o mês. “Iremos atuar em pontos estratégicos da cidade. Jovens e crianças irão participar das blitze educativas. Além disso, serão feitas palestras nas escolas e empresas. Os estudantes também participarão de atividades recreativas no Roraima Garden Shopping e Pátio Roraima Shopping, sendo uma maneira de elas aprenderem brincando”, afirmou.
A realização de outras atividades, como promover o Maio Amarelo no interior do Estado, também estão sendo estudadas. “Precisamos ir onde o público está. Em outros municípios do Estado, também existem os mesmo problemas que aqui. Então, pretendemos desenvolver algumas ações nas regiões mais afetadas”, destacou.
Para a diretora do Detran, a mudança tem que partir de cada um de nós. “Todos cometemos algum tipo de erro ou falhas. Mas, se sabemos o que é errado, como dirigir falando ao telefone, sob efeito de álcool ou ultrapassar o limite de velocidade, devemos nos policiar. Afinal, são esses fatores humanos que precisamos melhorar para ter um trânsito mais seguro”, argumentou.
CONCURSO – Junto com o Maio Amarelo, o Detran também está lançando o 2º concurso anual de Educação para o Trânsito, que abrange escolas públicas e particulares de Roraima. O desafio será dividido por categorias: pré-escolar (4 a 5 anos), ensino fundamental, médio, EJA e educação especial.
“É uma forma de incentivar a participação, tanto dos alunos como dos professores, na produção de trabalhos científicos relacionados ao trânsito. Ou seja, fomentar o desenvolvimento socioeducativo envolvendo toda a comunidade escolar”, disse Angelice. (B.B)
Índice de mortes no trânsito diminuiu 16,3% em Roraima no primeiro trimestre
Conforme dados estatísticos do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), o número de mortes em Roraima relacionados ao trânsito, no primeiro trimestre de 2016, diminuiu 16,3% se comparado ao mesmo período do ano passado. A taxa de mortalidade, por 10 mil veículos caiu de 2,69 de março do ano passado para 2,12 até março deste ano, o que representa 49 mortes em 2015 e 41 este ano.
Segundo dados do Instituto de Medicina Legal, no primeiro trimestre dos dois últimos anos, houve uma pequena diminuição das vítimas fatais no trânsito. Em 2014 foram registradas 52 mortes, 49 em 2015 e, este ano, totalizam 41 vítimas até o momento.
A diretora de Segurança no Trânsito do Detran, Angelice Janesco, disse que ultrapassar o limite de velocidade é uma das infrações que mais causam acidentes. “Campanhas como a do Maio Amarelo, que acontece em nível internacional, ajudam na conscientização dos condutores e também da população. É dessa forma que pretendemos continuar diminuindo os índices de acidentes e fatalidades provocadas por imprudências no trânsito”, afirmou. (B.B)